meu_rumo02
26 de agosto de 2016

Meu Rumo

Meu Rumo é um programa de atendimento proposto pelo Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Paraty (CMDCAP), a ser executado pelo Instituto Colibri, com o objetivo de oferecer aos adolescentes que se afastaram da rotina escolar perspectivas de um futuro promissor. A elaboração e a execução deste projeto foram viabilizadas pelo Programa Amigo de Valor, que é realizado pelo Banco Santander (e tem por objetivo apoiar e orientar as ações dos conselhos de direito da criança e do adolescente dos municípios contemplados). A construção deste programa partiu de um diagnóstico, realizado em 2014, sobre as vulnerabilidades e violações de direitos de crianças e adolescentes em Paraty. Tal investigação, que também fez parte das ações do Programa Amigo de Valor, indicou o abandono intelectual como a violação de direitos de crianças e adolescentes mais frequente no município. Além disto, trouxe evidências de que o distanciamento do ambiente escolar é fator de maior vulnerabilidade de adolescentes frente a outras violações, sobretudo em relação ao uso e tráfico de substâncias psicoativas.
Diante deste desafio, o Meu Rumo propõe um atendimento personalizado a cada um destes adolescentes, oferecendo tempo e espaço para que ele: exponha suas angústias, frustações, expectativas e sonhos; conheça e experimente novas possibilidades de vida social e produtiva; e se dedique a atividades que se reconheça vocacionado. Ao tempo próprio de cada um, esperamos que as experiências práticas estimulem o interesse pelo conteúdo escolar, o que é um passo importante para um possível reingresso. Entretanto, ainda que este reingresso não se concretize ao longo do atendimento, entendemos que a descoberta de uma vocação pode representar um caminho promissor, capaz de afastá-lo de atividades ilícitas ou degradantes.
Além do trabalho de atenção ao próprio adolescente, o projeto prevê a interação com seus familiares com objetivo de identificar possíveis causas do abandono intelectual (além de outras violações) e atuar no sentido de sensibilizar a família da importância de apoiar a formação educacional, cultural e produtiva de seus filhos. Esta ação junto às famílias deve ocorrer de forma coordenada aos programas de atendimento da rede de assistência social do município, em sintonia com CRAS, CREAS e Promoção Social.
Ao interagir com os adolescentes e famílias, é esperado que surjam demandas e necessidades de atendimento que estejam além das capacidades da equipe do programa. Por isso, uma das tarefas é mapear e contatar as instituições e pessoas que podem contribuir para a realização dos objetivos.
Outro objetivo do trabalho é o de registrar e analisar as informações reveladas por estes adolescentes e familiares, no sentido de produzir conhecimento sobre os principais fatores de desinteresse e evasão escolar. Estas análises podem servir para embasar novas políticas de enfrentamento ao abandono intelectual.


 

icone_equipe2EQUIPE

Pedro Alfradique Scotti

Coordenador geral

Nelisa de Araújo Guimaraes

Coordenadora de equipe

Daniela Cavalcante Bacelar

Psicóloga

Marilia de Oliveira Ramires

Psicóloga

Joziane Moro

Psicóloga

Rosiana Alves da Silva

assistente Social

Pedro Asche Cintra Ferreira

Orientador Social

Natalia Nascimento Braga

Assistente de produção

 

CONTATOS

meurumo@colibri.org.br

 

APOIADORES

Projeto aprovado pelo edital do Banco Santander Programa Amigo de Valor

Proponente – CMDCAP

Executor- Instituto Colibri