Abra os olhos para os sinais

Campanha Educativa de Enfrentamento à Violência contra a Criança e Adolescente de Paraty, cujo slogan é Abra os Olhos para os Sinais. Elaborada pelo CMDCA e pelo Instituto Colibri, a Campanha integra as atividades do Programa Paraty: Educar e Acolher, e tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e responsabilizar gestores públicos, sociedade civil, e as famílias sobre as violações de direitos que aumentaram fortemente na pandemia.

A violência que atinge crianças e adolescentes dão diferentes sinais no dia a dia. É através da identificação dos sinais que podemos atuar no combate à violência e mitigar suas consequências negativas.

Pessoas com suspeita de que uma criança e ou adolescente está sendo vítima de maus-tratos podem denunciar o caso aos conselhos tutelares, às polícias Civil e Militar, ao Ministério Público e pelo canal Disque 100.

A Campanha de Enfrentamento fortalecendo o Disque 100 e fomento que todas e todos não se calem perante a esta situação de violência justamente contra os mais vulneráveis. ABRA OS OLHOS PARA OS SINAIS é uma Campanha do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, assim como de todas as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

A Campanha conta com as seguintes ações:

1-  Seis Outdoor na Av.Roberto Silveira, de Paraty;

2. 300 Cartazes colocados em espaços públicos e privados;

3. Lives às segundas feiras com convidados;

4. Entrevistas quinzenais às quintas-feiras, das 12h às 13h, pela  Rádio Nova FM, de Paraty parceira da Campanha, pessoas e debatendo o tema;

5. Posts virtuais nas mídias sociais informando sobre os sinais: cognitivos, físicos e psicológicos resultantes de alguma violência sofrida;

6. Material impresso distribuído em espaços públicos com informações e orientações,  explicando a campanha e divulgando as instituições que podem e mesmo devem ser acionadas e que compõem a Rede de Proteção das Crianças e Adolescentes;

6. Formações: on-line e presencial para as instituições que integram o Sistema de Garantia de Direitos;

7. A Campanha contou com a participação de 8 (oito) jovens que por meio de uma mentoria, com uma equipe de profissionais, elaboraram peças de divulgação.

O Instituto Colibri atua em Paraty desde 2010, realizando vários projetos nas áreas culturais, educacionais e sociais. Recebeu premiações como Ponto de Cultura, Ponto de Leitura, Biblioteca Comunitária, Cine Mais Cultura e em 2019 se tornou Instituição Formadora de Jovem Aprendiz.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paraty (CMDCAP) lidera a promoção e garantia de direitos da criança, e tem como referência o Plano Decenal 2015-2025, para promover políticas públicas. Fazem parte do Plano, ações de comunicação permanente com jovens, famílias, entidades e profissionais que trabalham diretamente com a criança e o adolescente, e com gestores públicos.  O objetivo é o engajamento do cidadão comum para incentivar a mudança de comportamento em relação a violações de direitos da criança e do adolescente.

O Programa Paraty: Educar e Acolher foi elaborado pelo Instituto Colibri, referendado pelo CMDCA,  e recebeu recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paraty captados por meio do Edital Fundos da Infância e da Adolescência (Edital FIA), realizado pelo Itaú Social. Desenvolve ações que visam proteger os direitos das crianças e adolescentes e fortalecer parcerias entre as instituições da Rede de Proteção de Paraty cadastradas no CMDCAP. Além deste encontro, estão previstas outras ações da Campanha nos próximos meses. Siga os perfis da Campanha nas redes sociais.

Instagram:  https://www.instagram.com/paratyeducareacolher/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/institutocolibri/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCge_D-TtCH49VeJCF_2bVRg