26 de agosto de 2016

Meu Rumo

Meu Rumo é um programa de atendimento elaborado e executado pelo Instituto Colibri, aprovado pelo Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Paraty (CMDCAP). Este programa tem como objetivo de oferecer aos adolescentes que se afastaram da rotina escolar perspectivas de um futuro promissor. A elaboração e a execução deste projeto foram viabilizadas pelo edital Programa Amigo de Valor,  realizado pelo Banco Santander (e tem por objetivo apoiar e orientar as ações dos conselhos de direito da criança e do adolescente dos municípios contemplados). A construção deste programa partiu de um diagnóstico, realizado em 2014, sobre as vulnerabilidades e violações de direitos de crianças e adolescentes em Paraty. Tal investigação, que também fez parte das ações do Programa Amigo de Valor, indicou o abandono intelectual como a violação de direitos de crianças e adolescentes mais frequente no município. Além disto, trouxe evidências de que o distanciamento do ambiente escolar é fator de maior vulnerabilidade de adolescentes frente a outras violações, sobretudo em relação ao uso e tráfico de substâncias psicoativas.
Diante deste desafio, o Meu Rumo de 2015 a 2019 propôs  atendimentos a famílias e personalizados a cada adolescentes integrado ao programa, que teve o seu direito violado.  O programa ofereceu tempo e espaço para que adolescentes pudessem expor suas angústias, frustrações, expectativas e sonhos; conhecesse e experimentasse novas possibilidades de vida social e produtiva; e se dedique a atividades que se reconheça vocacionado. Ao tempo próprio de cada um,  estimulamos o interesse pelo conteúdo escolar, o que é um passo importante para um possível reingresso. Obtivemos sucesso no reingresso escolar com muitos adolescentes e jovens, entretanto, ainda que este reingresso não se concretize com todos os participantes do programa,  entendemos que a descoberta de uma vocação pode representar um caminho promissor, capaz de afastá-lo de atividades ilícitas ou degradantes.
Além do trabalho de atenção ao próprio adolescente, o projeto prevê a interação com seus familiares com objetivo de identificar possíveis causas do abandono intelectual (além de outras violações) e atuar no sentido de sensibilizar a família da importância de apoiar a formação educacional, cultural e produtiva de seus filhos. Esta ação junto às famílias deve ocorrer de forma coordenada aos programas de atendimento da rede de assistência social do município, em sintonia com CRAS, CREAS e Promoção Social.
Ao interagir com os adolescentes e famílias, é esperado que surjam demandas e necessidades de atendimento que estejam além das capacidades da equipe do programa. Por isso, uma das tarefas é mapear e contatar as instituições e pessoas que podem contribuir para a realização dos objetivos.
Outro objetivo do trabalho é o de registrar e analisar as informações reveladas por estes adolescentes e familiares, no sentido de produzir conhecimento sobre os principais fatores de desinteresse e evasão escolar. Estas análises podem servir para embasar novas políticas de enfrentamento ao abandono intelectual.

Em 2020 o Meu Rumo integrará o programa intitulado Paraty: Educar e Acolher, elaborado e executado pelo Instituto Colibri, aprovado pelo CMDCA de Paraty, e contemplado pelo edital FIA Itaú Social, o qual atenderá  adolescentes e crianças.

COORDENAÇÃO

Pedro Alfradique Scotti

Coordenador geral

Bernadete Passos

Coordenadora de equipe

EQUIPE

Claudiara Ribeiro

Pedagoga / Produção

Café com Pernas

Comunicação Visual

CONTATOS

meurumo@colibri.org.br

APOIADORES

Projeto aprovado pelo edital Programa Amigo de Valor de 2015 a 2019

Proponente – CMDCAP

Executor- Instituto Colibri

Relatórios

Relatório Meu Rumo – 2016

Relatório Meu Rumo – 2018